Menu

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Moda Unissex - Uma forma inteligente de eliminar o sexismo - Parte 1

Está cansado de ver como o sexismo segrega as pessoas? Quer fazer algo para mudar isso? Então comece pela forma mais eficiente, abandonando ou transformando sua maneira de vestir. 



E perceba que com isso, não estamos propondo novas regras, mas sim, estamos querendo acabar com as regras atuais da sociedade, que diz o que temos que pensar e o que temos que vestir, e que maneira melhor de fazer isso, se não pela contradição de regras? 

Andrej Pejic e Erika Linder


Isso mesmo, misturar roupas consideradas masculinas e femininas ou então usar roupas neutras. Dessa maneira, com o tempo, todas as roupas passaram a ser apenas roupas e todos poderão se vestir sem ter que se preocupar com julgamentos alheios.

Qual a necessidade de nos vestirmos diferentes?
Vale ressaltar, que para acabar com o gênero das roupas, devemos seguir um simples método para que as combinações de roupa fiquem neutras, caso contrário só estaremos fazendo um crossdress, e isso só reforçará estereótipos de gênero.

O método é equilibrar o "masculino" e "feminino" criando assim um estilo andrógino ou neutro.

Segue abaixo, exemplos de combinações para montar um visual unissex, lembrando que os modelos e as pessoas aqui apresentadas não seguem unicamente este estilo e/ou a cultura genderless:





É importante notar que o tamanho e a cor do cabelo não importam, desde que o penteado não seja enfeitado com laços ou presilhas (acessórios tipicamente estereotipados).



Uma outra coisa interessante, é que as calças não tem que ser justas ao ponto de se tornar desconfortável, muito pelo contrário, essas roupas trazem conforto como prioridade e não obrigam você a se encaixar em um padrão de corpo perfeito. Não há preocupação em ter estrias ou celulite, ou se você está depilada ou não, as roupas só vão mostrar a sua elegância.



A maior vantagem desse estilo, é sua praticidade, não perderá tempo tentando entrar na roupa, ou procurando boas combinações, tudo cai perfeitamente bem e você também não precisará se preocupar com maquiagem, pois ela é opcional, e em certos casos, o estilo fica melhor quanto mais natural você estiver.


Com tantas coisas para se fazer no dia a dia, não podemos ficar preocupadas(os) com os nossos calçados, se eles vão se quebrar ou se você vai poder ou não correr com eles, por isso a vantagem deste estilo é que ele é libertador. Se você estiver com pressa e tiver que correr para pegar um ônibus, você vai conseguir e não vai mais temer levar um tombo por causa de um salto agulha que só machuca e deforma o seu pé.



Talvez possa surgir uma preocupação (se você for do sexo feminino e heterossexual) , com o que os rapazes possam achar deste estilo. Bom, meu conselho é que você não ligue para o que outras pessoas vão pensar de ti, porque se uma pessoa for realmente gostar de você, não tem que ser pela sua aparência ou seu estilo, mas sim pelo seu conteúdo. 


É importante lembrar que, como vivemos em uma sociedade sexista e preconceituosa, muito provavelmente você será taxada de "maria homem", "sapatão", entre outras ofensas com o objetivo de insinuar que por causa das suas roupas você seria lésbica. Naturalmente você deveria se sentir ofendida não é mesmo ? Pois eu digo que não, a heteronormatividade é tão grande que faz pensarmos que tudo o que é diferente de hétero não é normal, e mesmo que não sejamos preconceituosos, esse câncer fica bem escondido em nossas mentes, mas se estamos aqui para acabar com o sexismo, também precisamos acabar com a homofobia e a transfobia. Então se alguém quiser lhe ofender com isso, apenas de um sorriso e faça-o pensar o que quiser. Pois se a pessoa quiser realmente saber sua orientação sexual, ela não fará a pergunta sem ter intimidade com você.


 

Tais roupas são perfeitas para uma entrevista de emprego, para reuniões de trabalho ou para qualquer ocasião. Não existe restrições ou impedimentos.

Christina Caradona
Algumas modelos famosas que já experimentaram o estilo e demonstraram que qualquer pessoa pode usar, independente de cor da pele, de sexualidade, de peso ou de idade. E como já vimos em fotos anteriores, não precisa ser modelo de passarela para poder usar. Então inspire-se e inspirem outras pessoas a quebrar estereótipos de gênero, de uma forma bem simples e fácil.
Erika Linder



















Raquel Zimmerman




Gostou do estilo ? Então não perca tempo e faça você também, e se quiser, aproveite para tirar fotos e nos mandar, farei um post só com fotos dos leitores no futuro.

E não percam, na continuação, trarei mais fotos com modelos do sexo masculino.

Espero que tenham gostado das dicas, e qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários !

Nenhum comentário:

Postar um comentário